01 maio 2007

PASSEIO, NOSTALGIA, SAUDADE






Véspera de feriado (dia do trabalho, huahuahua), saí com minha máquina fotográfica para fazer um passeio no meu passado aqui na cidade. O túnel sob a Estação Ferroviária, o primeiro lugar onde atravessei com minha grande família ao mudarmos para Araraquara. Dormimos três noites no chão porque nossa mudança veio de trem e houve a necessidade de aguardar espaço nos vagões. A velha fábrica que trazia esperança de trabalho para uma família tão numerosa. O mercadão, meu primeiro local de trabalho, aos 11 anos de idade. Primeiro numa lojinha de sapatos e depois numa mercearia. A passarela que levava até a Rodoviária central. Eu, ainda menino, vibrava quando via os velhos ônibus da Cometa entrando nesse espaço. Finalmente o viaduto que liga a Vila Xavier ao centro da cidade. Meu caminho obrigatório para ir ao trabalho durante longos anos sob sol ou chuva a pé. Conheço cada pilar desse viaduto, também pudera cruzava-o 4 vezes ao dia!

4 comentários:

Anônimo disse...

Lembranças... imagine se não as tivéssemos? Sempre que passo em determinado bairro daqui da cidade onde vivi boa parte da minha infância, olho bem pra casa de arroz (era assim que a chamávamos pq as paredes externas, brancas, tinham relevos como um amontoado de arroz) e é bom ver que ela continua lá, intacta. :)

Menina Enciclopédia disse...

Olá, Rubens!
Então, eu lembro que passei por esses lugares qdo estive aí da última vez rss legal lembrar de tudo da cidade e tudo mais.
Sobre meu post, eu não vi o filme "pro dia nascer feliz" pq me disseram do q se tratava e eu já vivo isso diariamente, não vou no cinema ver o que não aguento mais rs mas me disseram também que qdo mostram sampa, pegaram escolas "modelo" e não qq uma pra parecer que tudo aqui ainda dá certo... naõ sei, não vi... e nem sei se vou ver rsss - arredia eu, né? rss
beijo e obrigada pela visita e o link
Menina Enciclopédia

Menina Enciclopédia disse...

ah! vc que gosta de fotos:
acho q cheguei à perfeição rss
www.fotolog.com/laregina

symon days disse...

Mercados Municipais, um vício do qual não consigo me livrar... A cada nova cidade que conheço é sempre o lugar mais esperado. No mercado municipal de Americana tem o melhor pastel do mundo... O de Belo Horizonte é um mais vibrantes, o de São Paulo é todo fotografia e o de Salvador é o mais artístico. Quanto menor a cidade mais gosto do mercado. Sortudo você de ter começado sua vida profissional em um. Eu comecei num buteco de bairro, aos oito, dando troco, e atendendo o balcão de doces, depois fui pro de bebidas.
Passei a infãncia escrevendo mentalmente a biografia dos velhos bêbados do meu bairro. Amo-os todos com sua incríveis histórias. Obrigada por me fazer passear assim gostoso.