05 agosto 2007

VIAGEM




Um jovem empresário, presidente de uma S.A. herdada do seu pai, levanta-se muito cedo para preparar a papelada para a Assembléia de acionista que começará às 10 horas. Ainda na rua seu celular toca várias vezes. São pessoas que o atormentam com interesses pessoais. Ele vai ficando irritado com os telefonemas, não só porque ele está ao volante do carro, mas também pelo fato de serem assuntos irritantes. Ele chega na empresa e há muitas outras ligações. Só consegue paz quando chega sua secretária que passa a atender os telefonemas. Nesse momento ele vai até a janela do escritório e "viaja" para este local aí da foto, que servirá de locação para um filme de média metragem que será (espero) rodado no mês de outubro deste ano. Aproveito também para apresentar a todos o simpático senhor Nemo, dono do local que nos recebeu com muito carinho num perdido distrito de Curupá, SP.

O VELHO E A ESPERANÇA

O velho de cabelos grisalhos e mal cuidados entrou na casa lotéria. Suas mãos estavam trêmulas, as unhas estavam sujas de terra. Vestia uma camisa toda listrada em branco e azul, bem surrada, com pequenos rasgos sob os braços. A calça marrom também demonstrava muito tempo de uso. Seus sapatos que um dia foram pretos, estavam com o couro ressecado e sem o cadarço, embora aquele modelo exigia esse apetrecho. Tirou do bolso da camisa uma tira de papel onde constava alguns números e passou a conferí-los com dificuldade numa grande folha pendurada na parede. Precisava encostar seu rosto o mais próximo possível da folha de resultado, tamanha a dificuldade de enxergar. Lentamente ele olhava para sua tirinha de papel e para a lista da parede. Número por número, impacientando os mais jovens da fila que aguardavam sua vez. Terminada a conferência, abaixou a tira de papel, ficou cabixbaixo, falou alguma coisa inaudível, caminhou lentamente para a porta. Desceu os dois degraus, jogou na sarjeta a rara esperança de um dia se alimentar melhor.

TROCARIA TUDO POR UM AMIGO(A)

Amigos ou amigas não existem. O que todos nós temos são colegas, amizades. Se você ficar ausente algum tempo, nem telefonema receberá, pode crer. Se a amizade for um pouco mais íntima, esse tempo vai um pouco além, mas acaba rapidinho. Se aparecer dinheiro entre dois colegas então é inimizade na certa. Sabe como encarar essa realidade ? É só saber que a vida é assim. Se você souber que a vida e o relacionamento entre pessoas é assim, não sofrerá no rompimento por uma coisa que sabia que poderia acontecer.

NÃO HÁ NADA DE NOVO SOB O SOL

Acabo de assistir uma maratona de 8 DVD´s sobre a história de ROMA. O que me levou a essas longas horas diante do vídeo foi um comentário de um historiador que achou a série filmada uma das mais fiés. Sempre fui curioso sobre o que se passou no período romano de mais de 2000 anos atrás. Para quem acha que corrupção, traição, prostituição, incesto, intrigas, roubos, assassinatos, etc, é coisa de agora, deve assistir ROMA. O homem, genericamente falando, quando chega ao poder fica louco, insensível, violento, sem honra, ética, vergonha, etc, etc. Uma das poucas coisas que avançou para melhor daquele período para nosso foi a expansão do conhecimento em algumas áreas científicas, o homem continua o mesmo. Isto até parece proposital, pois tenho a impressão que de vez em quando precisamos de um ditador louco para causar guerras e diminuir a explosão demográfica matando muita gente. Se não houvesse duas guerras mundiais, quantas almas teria a terra hoje, dá para saber ? Credo, que tema que escolhi, não ?