02 abril 2008

CADÊ OS NEGROS

Enquanto o Binho não me encontrava dentro do shopping Higienópolis, em Sampa, fiquei observando os clientes que por ali circulavam e as pessoas que trabalhavam nas lojas. NENHUM NEGRO. Minto, os guardas que ficam nas portas como Leão de chácara eram negros, daqueles bem grandes, com terno, gravata e óculos escuros. Um africano, desses que estão invadindo Sampa ultimamente, cruzou os saguões em passos rápidos e saiu pela porta lateral, sob vários olhares desconficados. De repente passou-me a sensação de que estava no lugar errado, que só confirmou quando paguei a conta do almoço. Um prato com uma porção de quibe cru e três charutinhos R$ 18,00.

NO CAOS DE CD´S E LIVROS UM TESOURO

No meio de centenas de livros do Binho encontro um que me chamou a atenção, não pelo seu autor que é conhecido, mas pelo seu tamanho. Deve medir 10x15 e tem 51 páginas, sendo 19 só de explicações sobre o tema e sobre a vida do autor EPICURO, 20 em grego e o restante em português. Nunca vi uma carta trazer tantas informações e conhecimento num espaço tão diminuto. Para adquiri-lo os dados são: "Carta sobre a felicidade" (a Meneceu), Ed. Unesp, EPICURO.

Na internet encontrei:

Epicuro
Nascimento 341 a. C.
Falecimento 270 a. C.
Escola/tradição Fundador do Epicurismo
Principais interesses Hedonismo, Atomismo
Idéias notáveis Epicurismo
Influenciados Hermarchus, Lucretius, Thomas Hobbes, Jeremy Bentham, J. S. Mill, Thomas Jefferson, Friedrich Nietzsche, Karl Marx, Michel Onfray, Hadrian, Metrodorus of Lampsacus (the younger), Philodemus, Amafinius, Catius