31 março 2006

IGREJA E NADA


A igrejinha no meio do nada. Leonardo Boff dizia que a igreja sem ninguém dentro não passa de uma construção de tijolos e madeira, não tem nada de sagrado. O sagrado para o teólogo é o ser humano, portanto, aonde ele está santifica o local. A igreja da foto, então, só é sagrada em raríssimas ocasiões do ano.

A SOLIDÃO E OS FIOS DE TELEFONE


O imenso vazio da solidão está cortado pelos fios de telefones, que levam a presença de alguém, para o bem ou para o mal.

30 março 2006

O UNIVERSO APAIXONANTE E ASSUSTADOR

Aproveitando a oportunidade da viagem histórica do astronauta brasileiro Marcos Pontes, estou postando hoje o endereço de uma foto feita pelo telescópio espacial Hubble da Nebulosa de Orion, distante 1.500 anos-luz da Terra. Se você não souber calcular a distância em anos-luz, eu te explico, pois é fácil. A luz viaja a 300.000 quilômetros por segundo, então multiplica-se 300.000 quilômetros por 60 segundos que encontramos a quilometragem por hora. Multiplica-se o resultado da quilometragem/hora por 24, achamos a quilometragem percorrida pela luz num dia. O resultado multiplica-se por 365 dias do ano, que você achará o quanto percorreu a luz por ano. O resto é fácil. Multiplica-se o resultado do ano por 1.500, eis aí a distância da Nebulosa de Orion da Terra. Os cientistas estão eufóricos com a foto. Nela há uma enorme turbulência de estrelas e gases, ou como está escrito no sítio da Nasa, a foto mostra uma situação dramática. Clique aí e veja. http://hubble.esa.int/science-e/www/object/index.cfm?fobjectid=38599

29 março 2006

DOMINGO NO TELEFONE - 8:00 HORAS


alô ? Nádia, sou eu ...
8 horas, por que ? te acordei ?
Oh, me desculpe, eu sei que é domingo ... É que eu queria ......
Eu sei Nádia, estou te ligando justamente por isso...
Não Nádia, não sei o que aconteceu comigo ...
Nádia, por favor, quero te pedir desculpa, preciso do seu perdão ...
Não, não, pelo amor de Deus, não desligue ...
Não vai acontecer mais, te prometo.... Estou sofrendo .... preciso te ver ....
Não diga isso .... Aquele foi um dia infeliz .... Eu devia tomar cuidado com minhas atitudes, reconheço.
Puxa Nádia, estou me humilhando ..... Sei, sei.... Mas estou reconhecendo que sou o culpado. Estou pedindo perdão.
Nádia, não faça isso comigo. Eu não sabia que você me fazia tanta falta, estou sofrendo Nádia. E muito.
Tá bom, então volte para a cama. Depois do almoço te ligo.
Só mais uma coisa Nádia, do fundo do meu coração EU TE AMO......de verdade.

O rapaz disse essas últimas palavras, colocou o telefone no gancho, abaixou a cabeça e ficou ali, imóvel, demonstrando uma sensação visível de esperança que depois do almoço tudo ia dar certo.

27 março 2006

UM PASSEIO E TANTO




Domingo dia 26/03/06, levanto às 8:00 horas. Higiene, café, shorts. Pego a bicicleta e parto sem destino com a máquina fotográfica a tira-colo. Fotografo tudo que me agrada. Veja o menino, foi uma foto "roubada". Ele não sabe que foi fotografado. Fiquei pensando, como será que ele se chama ? Onde mora ? Está fazendo um favor a alguém ? Deixo o menino e me embrenho no mato, onde encontro estas florzinha vermelhas em meio a um ninho de escorpiões, que ficam todos nervosos com a minha presença. Levantam o ferrão e ficam caminhando em circulos. Espanto-os um uma vara e fotografo as flores. Na terceira foto é uma cena inédita da periferia de Araraquara onde treme ao vento a bandeira brasileira.