19 janeiro 2007

ROTA DAS MISSÕES


Ainda no sul, mais especificamente no Rio Grande do Sul, visitei a Rota das Missões. Em São Miguel das Missões foi pura emoção. As ruínas, a história não contada nas escolas ou feita de forma tosca que esconde um passado doloroso. A foto que fiz é uma repetição de tantas outras que são de conhecimento público, mas mesmo assim tem um sabor especial, afinal foi eu que a tirei. Clique sobre a foto para ver melhor.

UMA TAÇA DE EMOÇÃO


Quando tinha completado 15 anos voltei para visitar minha cidade natal de Uchoa. Fui na casa do Turquinho, um grande amigo de infância. Ele estava cursando o que se chamava de 3º colegial. Sobre a mesa de estudo dele havia um livro de geografia. Apanhei o livro e comecei a folheá-lo. Numa das páginas havia uma foto de uma rocha de arenito que desenhava uma taça. Achei linda a foto e até conversamos sobre ela. O assunto passou e esqueci da foto. Recentemente, fazendo uma viagem até Uruguaiana, no Rio Grande do Sul, bem na divisa da Argentina, passando por Ponta Grossa, leio numa placa “Visite Vila Velha” . Foi como um choque que me levou aos 15 anos. Parei o carro e entrei na cidade. No primeiro hotel que encontrei pedi informações ao atendente simpático. O parque de Vila Velha só atende turistas até às 15:30 hs e não abre às terças-feiras. Fiquei preocupado, não podia retardar a viagem por mais um dia e era segunda-feira, 14:00 hs. Eu estava muito cansado dos mais de 600 quilômetros da viagem. Resolvi que iria visitar os famosos arenitos mesmo cansado e quase sem tempo. Guardei as malas e lá fui eu. Foi simplesmente emocionante. De repente estava ali na minha frente a famosa taça de arenito com mais de 60 metros de altura e mais de 1 milhão de anos, que compartilho com todo mundo. Para visualizá-la melhor, clique sobre a foto para ampliá-la. Extraordinária !!!!

A VIDA É DIVERSÃO .......


Existe um gaucho muito "macho" apelidado de Cela. Como ele é "macho" não gosta que o chamem de Adir. Veja o jeitão dele aí na foto. Ele está passando por um pequeno problema. Todos os dias quando chega no seu apartamento ele olha para todos os lados e entra correndo. Motivo: Pintaram o prédio todo de rosa !!!! Pouco adianta entrar correndo no prédio. Muitos quando o encontram pelas ruas de Uruguaiana cumprimentam-no como sendo o homem do prédio rosa. Quando isso acontece ele tapa o rosto com as duas mãos e exclama: Bah, tchê, que vergonha !!