19 julho 2007

AVIÕES E AFINS


Desde há muito tempo nutro uma paixão por aviões. Sempre achei e continuo achando que é o meio de transporte mais rápido e mais seguro que existe. São mais de um milhão de decolagens e aterrisagem por dia no mundo todo, entretanto, os acidentes com vítimas são raros, via de regra por falha humana. Façam uma comparação. Quantas pessoas morreram em acidentes nas rodovias no último feriado de carnaval, ou outro feriado prolongado qualquer. Você vai se surpreender. No mundo todo morre mais pessoas nas rodovias do que em acidentes com aviões. Agora, decolar ou aterrisr em Congonhas é outra história. É adrenalina pura. Lembro-me de algumas vezes que eu ficava olhando pela janela do avião na cabeceira da pista. Sobe o giro dos motores e lá vamos nós grudados na poltrona pela força do empuxo. O prédio ao lado passa rápido; em segundos o barulho do pneu em contato com a pista some; começa a aparecer os telhados dos prédios. No horizonte a cidade parece não ter limites e os passageiros estão numa posição de mais ou menos 45º!!! Corre um friozinho na barriga, com certeza. Toda vez que vou na casa da minha irmã Maria em Sampa, chego até a sacada da casa dela ali no Bairro Jabaquara e fico apreciando o intenso tráfego aéreo do Aeroporto de Congonhas. Se estou com minha máquina fotográfica, tiro algumas fotos como esta que estou publicando aqui. O avião da foto está numa altura aproximada de 200/250 metros e a torre mede no máximo 60 metros. O efeito que a foto trouxe é uma ilusão de ótica, pois ela está mais próxima do fotógrafo. Sobre o recente acidente do avião Airbus da TAM podem anotar, foi uma sucessão de erros, esperemos para saber o que está registrado na caixa preta.

15 julho 2007

VI NUM DOMINGO E FOTOGRAFEI




Domingo de clima extremamente seco saí para fotografar qualquer coisa interessante que visse pelo caminho. Vi a velha Estação Ferroviária construida em 1921, toda destruída e abandonada. Vi o trem passando ao lado dessa obra histórica do nosso passado. Vi o caminhão levantando poeira no meio do canavial. Vi também a usina que fabrica açúcar e álcool. Registrei tudo, um dia quem sabe servirá para alguma coisa.

DIRETO DO MOVIMENTO DOS SEM TERRA





Na verdade agora eles são os COM TERRA, porque já tomaram posse de lotes legalizados pelo governo. Fotografei apenas crianças do assentamento e um simpático vovô, que estava feliz na festa junina.

NOVAS REUNIÕES DO OP




Fui para mais uma rodada da reunião do Orçamento Participativo. Desta vez estava em votação o pedido da comunidade periférica para que a Prefeitura instalasse no bairro um Portal do Saber, já existente em vários bairros. O Portal do Saber é o local onde se localiza vários computadores ligados à rede mundial (internet) onde os cidadãos de todas as idades fazem uso dessa moderna tecnologia. Valia até conversa no pé do ouvido. Gente simples mas sábia.