19 julho 2007

AVIÕES E AFINS


Desde há muito tempo nutro uma paixão por aviões. Sempre achei e continuo achando que é o meio de transporte mais rápido e mais seguro que existe. São mais de um milhão de decolagens e aterrisagem por dia no mundo todo, entretanto, os acidentes com vítimas são raros, via de regra por falha humana. Façam uma comparação. Quantas pessoas morreram em acidentes nas rodovias no último feriado de carnaval, ou outro feriado prolongado qualquer. Você vai se surpreender. No mundo todo morre mais pessoas nas rodovias do que em acidentes com aviões. Agora, decolar ou aterrisr em Congonhas é outra história. É adrenalina pura. Lembro-me de algumas vezes que eu ficava olhando pela janela do avião na cabeceira da pista. Sobe o giro dos motores e lá vamos nós grudados na poltrona pela força do empuxo. O prédio ao lado passa rápido; em segundos o barulho do pneu em contato com a pista some; começa a aparecer os telhados dos prédios. No horizonte a cidade parece não ter limites e os passageiros estão numa posição de mais ou menos 45º!!! Corre um friozinho na barriga, com certeza. Toda vez que vou na casa da minha irmã Maria em Sampa, chego até a sacada da casa dela ali no Bairro Jabaquara e fico apreciando o intenso tráfego aéreo do Aeroporto de Congonhas. Se estou com minha máquina fotográfica, tiro algumas fotos como esta que estou publicando aqui. O avião da foto está numa altura aproximada de 200/250 metros e a torre mede no máximo 60 metros. O efeito que a foto trouxe é uma ilusão de ótica, pois ela está mais próxima do fotógrafo. Sobre o recente acidente do avião Airbus da TAM podem anotar, foi uma sucessão de erros, esperemos para saber o que está registrado na caixa preta.

Um comentário:

Menina Enciclopédia disse...

acho q o grande problema é q o caos aéreo já existia em menor escola, com o acidente da gol ano passado, a coisa explodiu na mídia.
Sou louca pra descer em Congonhas e sentir essa adrenalina rss
beijo!