04 novembro 2008

ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA - O FILME

No Espaço HSBC de cinema em Sampa estava exibindo o último filme do Fernando Meirelles, baseado na novela do escritor português José Saramago. Fui ver. Conhecendo as idéias políticas e ideológicas de José Saramago foi fácil entender o que ele procurou transmitir, pelo menos no filme, porque o livro ainda não li. Um homem fica cego, logo um outro também e assim sucessivamente todos vão ficando cegos. É a sociedade moderna que já não enxerga mais. Todos os cegos vão para um lugar comum e se organizam. Ala 1, 2 e 3. Logo o líder da ala 3 TEM O PODER, ou seja, um revólver. Com o PODER ele começa a racionar a alimentação. Não fica satisfeito, agora quer extorquir. Cobra tudo que fornecer. Quando acaba o dinheiro ele quer mais (lembre-se que o Poder é insaciável). Passa a exigir as presenças das mulheres. Usam e abusam. As ruas estão um caos. Ninguém vê, afinal são cegos. Para assistir a este filme a pessoa deve gostar de cinema e Saramago senão sairá da sala nos primeiros 20 minutos. Depois desse tempo o filme ganha ritmo e fica melhor.

CAMINHOS POR ONDE ANDEI



Bustos enormes feitos com chapa de ferro, colocados no meio de uma praça no Município de Praia Grande. Não localizei o nome do artista. Algumas placas com os nomes das pessoas homenageadas foram arrancadas.

A bandeira vermelha advertia que a praia estava imprópria. Na verdade eu enxergo que nas entrelinhas está escrito que “Eu, CETESB (Companhia Estadual de Tratamento de Esgoto e Saneamento Básico), que represento o Estado e que deveria cuidar do saneamento básico com o dinheiro que os contribuintes pagam seus impostos, não faço, portanto, não usem a praia que eu deveria limpar, porque ela está contaminada”. Mesmo assim, tinha muita gente dentro d`agua.

O amanhecer na Praia Caiçara, Município de Praia Grande às 6:20.