25 novembro 2008

TRÊS IMAGENS DA MINHA MENTE

PRIMEIRA
Desastre em algum lugar que não me lembro. Os Bombeiros estão tentando salvar as pessoas atingidas. Ouvem choro de criança. A multidão faz silêncio. Novo choro e começa a busca. Depois de horas uma criança é içada do meio dos escombros. O Bombeiro que a traz nos braços chora de emoção. Ergue a criança, que ainda chora, e todos os presentes se derramam em lágrimas.
SEGUNDA
Recife, Pernambuco. Um avião cai na periferia da cidade. Bairro pobre. O corpo do avião está quase intacto. Lá dentro se debatem os passageiros. Uma multidão de pobres ferrados na vida com paus, ferro e pedras tentam quebrar as vidraças para salvar os passageiros. E conseguem. Um deles, de chinelos velhos de borracha aos pés sorri feliz, mostrando os dentes falhos. Ainda estava com um pedaço de pau na mão que ajudou a retirar uma vítima. Era um cidadão anônimo, agora e um herói anônimo.
TERCEIRA
Segunda-feira dia 24/11/2008. Vale do Itajaí, Santa Catarina. Uma Van cai num buraco que está se enchendo de água rapidamente. Lá dentro o motorista está preso. Um taxista sai do seu carro e corre na água lamacenta em direção a Van. Leva um pedaço de cinto de segurança para tentar puxar o outro motorista. Não deu. Vem um outro homem. Apavorados e sem poder perder tempo, o outro homem tira suas calças e lança para o motorista da Van. Ele é salvo. O orgulho e a felicidade não cabiam no rosto do motorista de taxi que contava a história.
COMENTÁRIO DESNECESSÁRIO: A VIDA É BELA, VIVER É LINDO O SER HUMANO PODERIA SEGUIR ESTES EXEMPLOS E SER MAIS HUMANO.

UMA BAGUNÇA DELICIOSA


No caos do pequeno cômodo, onde repousa uma estante de ferro que guarnece mais de 400 DVD´s e, ainda, nesse minúsculo espaço sobre as cadeiras em desordem estão os seguintes livros aguardando para serem lidos:
ÉTICA, de SPINOZA, conhecido pelos judeus por BARUCH DE SPINOZA, pelos europeus por BENEDICTUS DE SPINOZA e na língua portuguesa por BENEDITO DE SPINOZA, era holandês/judeu, foi amaldiçoado pelos judeus com as seguintes palavras: "Com sentença dos Anjos e dos Santos, com o consentimento de toda esta Congregação, diante desses santos Livros, nós heremizamos, expulsamos, amaldiçoamos e exconjuramos Baruch de Spinoza, com os seiscentos e treze preceitos que estão escritos neles, com o Herem (anátema) com que Josué excomungou Jericó, com a maldição com que Elias amaldiçoou os moços, e com todas as maldições que estão escritas na Lei. Maldito seja de dia e maldito seja de noite, maldito seja em seu deitar, maldito seja em seu levantar, maldito seja em seu sair, e maldito seja ele em seu entrar (....)". Spinoza contava nessa época em 27/julho/1656, com 23 anos. Morreu aos 45 anos de idade. Foi um gênio precoce da filosofia.(Autêntica Editora, 2007). Este livro é para aprender raciocinar e refletir muito.
SÉRGIO BUARQUE DE HOLANDA, coletânea de artigos organizada por Antonio Candido.(Editora Fundação Perseu Abramo, 1998)
ANTONIO CANDIDO, coletânea de artigos organizada por Flávio Aguiar.(Idem, 1999)
EDUCAÇÃO E MUDANÇA (releitura), de PAULO FREIRE, um dos maiores pedagogos do mundo. Estudado em mais de 50 países e ainda pouco conhecido no Brasil.(Paz e Terra, 10ª ed., 1985)
TEATRO DO OPRIMIDO e outras poéticas políticas, de AUGUSTO BOAL.(Civilização Brasileira, 2005)
EM BUSCA DE UM TEATRO POPULAR, de César Vieira. (Depto. Gráfico do Grupo Educacional Equipe, sd)

Em leituras simultâneas estão:

A DIVINA COMÉDIA, de DANTE ALIGHIERI (releitura). Eu e Dante, protegidos por Virgilio, já estamos na sexta vala do oitavo Círculo, onde se acham os hipócritas. (Editora Nova Cultural, 2002)
ENSAIOS SOBRE O MEDO, coletânea de artigos sobre o medo escrito por estudiosos de várias áreas científicas, como filósofos, antropólogos, psicanalistas, etc. (Editora SENAC, São Paulo, 2007), organizado por Adauto Novaes. Livro recomendado para as pessoas que querem ficar ainda mais inteligentes.
O PAÍS DOS PETRALHAS, que me recuso informar editora e autor, porque o livro é uma porcaria, muito mal escrito, cheio de rancores e idiotices. Então porque está lendo?, perguntam vocês. Simples, mania de ficar seguindo conselhos. O grande e saudoso jusfilósofo, ROBERTO LYRA FILHO, aconselhava as pessoas a lerem tudo, depois guardava o que servia e vomitava o imprestável. Esse livro já vomitei a parte que li e me parece que o resto também vai para a latrina.