11 janeiro 2011

ASSIM FOI POR QUINZE DIAS

Chegar em qualquer país da Europa é fazer uma viagem no tempo. São tantas as informações que chegam ou que as pessoas buscam que é impossível assimilá-las, só depois de algum tempo é que se consegue absorver tanta história. Portugal foi invadido várias vezes por diversos países e povos. A história registra que os primeiros invasores foram os Romanos, em torno de 100 d.C, depois vieram os Mouros, depois os Espanhóis, os Franceses, os Ingleses. Os Mouros é que ficaram mais tempo, em torno de 4 séculos mandando lá, construindo castelos e muralhas. A história de Portugal é uma confusão de Reis e Rainhas e seus castelos. Esse país teve uma breve ascensão naval e militar no final do século XV e início do século XVI, depois veio a decadência, tornou se frágil novamente. Em pouco tempo o Brasil era mais importante economicamente que Portugal. Hodiernamente Portugal ainda é fraco economicamente, ou talvez o mais fraco da zona do Euro. Fiquei ansioso para conhecer mais a história de Portugal, então comprei o livro do jornalista Laurentino Gomes, que tem como título "1808" com um comentário na capa que diz "Como uma rainha louca, um príncipe medroso e uma corte corrupta enganaram Napoleão e mudaram a História de Portugal e do Brasil". Li quase todo durante o voo da volta. Muito interessante e esclarece alguma coisa da nossa atual sociedade. Segue algumas fotos que fiz em algumas cidades portuguesas. Ainda faltam muitas e de lugares mágicos, que infelizmente não será possível publicar.

Igreja do BOM JESUS, na cidade de BRAGA. Foi construída sobre uma montanha, podendo ser vista de muito longe
Mosteiro de Santa Clara-a-Velha, na cidade de Coimbra. Uma construção emocionante do século XV. Entrar no seu interior e ver a arquitura, os pilares, o piso, é simplesmente indescritível.
Esta é a famosa Torre de Belém, que foi construída com o objetivo de defender Lisboa. Ela fica logo na foz do Rio Tejo. Os turistas podem entrar e visitar todos os compartimentos, inclusive subir até o topo da torre.
Este era o Castelo do Rei D. Henriques, na cidade de Guimarães. É possível visitar todas as suas dependências. Foi preservado tudo que tinha no seu interior, desde camas, quadros, sala de jantar, talheres, quarto da Rainha, enfim, tudo.
Esta é uma das construções mouriscas que fica na cidade de Sintra. Foi contruída sobre uma montanha para facilitar a defesa. Note a cidade de Sintra do lado esquerdo, ela está a mais de mil metros abaixo.
Este é um Templo Romano, construído na cidade de Évora em torno de 100 d.C.

09 janeiro 2011

ASSIM COMEÇOU

Era 20:45 hs do dia 21/12/2010 quando o A330 começou a taxiar pela pista do Aeroporto de Guarulhos, SP. Olhei pela janela e cheguei a duvidar que aquela turbina sob a asa esquerda teria força suficiente para levantar do chão aquela máquina com mais de 150 toneladas e 260 passageiros. O comandante avisa a tripulação que vai decolar. As turbinas vão ao máximo da força, colando os passageiros nas poltronas. Em segundos estamos no ar e assim permaneceremos por quase 10 horas dentro de um tubo de aço e alumínio. Abro o livro do professor Emir Sader entitulado "Século XX, uma biografia não-autorizada". Ao chegar em Porto, Portugal às 8:30 hs. já havia lido o livro inteiro e entendido como se deu e ainda se dá o imperialismo mundial. Depois falo da viagem, minhas impressões e fotos, muitas fotos.