30 dezembro 2009

SÃO LUIZ DO PARAITINGA

CASA ONDE NASCEU OSVALDO CRUZ
CAPELA DE Nª Sª DAS MERCÊS

CASARÕES

MERCADO MUNICIPAL

Paraitinga como é conhecida, é a Paraty sem mar dos Paulistas. Cidade serrana, que fica no topo da Serra do Mar. Esta cidade do tempo do Brasil Colônia, servia de entreposto de mercadorias que seguiam para a Europa, principalmente o café, o açúcar e o ouro. Essas mercadorias desciam a serra para Ubatuba e Paraty de onde eram embarcadas. Os moradores de Paraitinga é muito acolhedor, simples, o chamado "caipira" no melhor sentido. Suas ruas são limpas. Há bons lugares para refeições a preço baixo. Os casarões foram preservados com suas cores típicas, inclusive a casa onde nasceu Osvaldo Cruz. Só as ruas tiveram a alteração do calçamento de pedra para o convencional dos dias de hoje, mesmo assim em cimento e não asfalto. Algumas ruas (becos) foram preservadas com as pedras originais (veja em frente a Capela). A Capelinha de N. S. das Mercês foi construída pelos escravos (sempre eles) a mando da senhoria que havia sonhado com a santa (a senhoria sonha e os escravos trabalham). Um aviso, se pretender ir de Ubatuba para Paraitinga tome cuidado, pois a pista é perigosa, com muitas curvas acentuadas e de Ubatuba a Paraitinga é toda em aclive que, em alguns trechos, só se consegue subir em primeira marcha!!

PARATY


Sempre pensei em visitar Paraty e nunca sobrava oportunidade. Neste fim de ano, sem muito planejar lá fui eu. Já que estava ali perto em Ubatuba, porque não? Paraty é uma cidade portuária da é poca do Império. Servia de ponto de partida do ouro que vinha de Minas Gerais e São Paulo, de onde saía ouro e café. O casario de Paraty foi em grande parte preservado, inclusive com suas cores alegres. O calçamento do centro velho também está intacto. Gostei muito de Paraty. Clique nas fotos para ampliá-las.

UBATUBA BLUES


Há muito tempo eu não visitava Ubatuba. Na última vez que estive lá a praia do Tenório só era acessada através da mata e por trilhas estreitas. Era proibido construir ali. Havia um único quiosque para venda de bebidas e guloseimas. A preservação da praia era rigorosa. Agora virou uma bagunça. Invadiram a praia com várias mansões, impediram o acesso à praia com muros, que só foram abertos caminhos entre os muros através de medida judicial. Encheram de quiosques e vendedores ambulantes. Nenhum quiosque possui sanitários, o que significa que os banhistas fazem suas necessidades na mata ao lado ou dentro d´água. Uma nojeira só. A cidade de Ubatuba é suja, sua praia principal, a Itaguá, está muito suja e a água está poluída e. por isso, interditada. O que sobrou de bom é que a velha Matriz está conservada e há alguns casarões também conservados, como estes da foto. O que abriga a Secretaria da Cultura (Casa do Porto) já dá sinais de deterioração. Se continuar no abandono que está o futuro deste casarão não é nada promissor.