04 março 2007

GETÚLIO VARGAS


Era quase uma hora da madrugada quando cheguei em São Borja no Rio Grande do Sul, cidade natal de Getúlio Vargas e onde ele começou sua vida de advogado e na política. A idéia era visitar o túmulo do ex-presidente no dia seguinte. Acordo às 9 horas e lá vou eu ver o que imaginava ser uma construção histórica. O cemitério fica na periferia da cidade. A impressão que tive é que a cidade não cresceu depois que o ex-presidente mudou. Em frente ao portão do cemitério tinha dois meninos de mais ou menos 10 anos pedindo dinheiro para vigiar o carro. Fiquei surpreso pois imaginava que esse tipo de "serviço" só existia aqui por estas bandas. Tem muito ladrão disse o menino sorrindo. Entrando no cemitério fui até um pequeno escritório, onde tinha uma moça mexendo em alguns papéis, cabisbaixa. Aonde é o túmulo do Getúlio ? pergunto. Ali, o número um, responde sem levantar a cabeça, apenas fazendo um gesto com a mão. Outra surpresa, o túmulo é muito simples e dá até a impressão de abandono. Fico sabendo depois que o túmulo está mal cuidado porque os restos mortais do ex-presidente está num Masouléo no meio da praça central da cidade, para onde fui depois. Veja aí na foto aonde colocaram primeiramente o corpo do famoso presidente Getúlio Vargas. Para ampliar a foto clique sobre ela.

2 comentários:

Anônimo disse...

Vc já fez várias viagens pro RS, pelo que pude ver, não é? Vc nasceu lá?
Pretendo viajar para lá nas férias, que será em breve, mas estou preocupada com a chuvarada que está por lá.
Abraços!

Anônimo disse...

Obrigado por Blog intiresny