26 dezembro 2008

FIM DE UM MISTÉRIO









Antes de falar sobre estas fotos quero fazer um pequeno e rápido comentário introdutório. Fui no Teatro Municipal de Araraquara assistir a última apresentação do ano da Escola Municipal de Dança Iracema Nogueira. Esta escola nasceu de um sonho da bailarinha Gilsamara Moura(ops, agora é Dra. pela PUC-SP). Foi uma luta. Precisou aprovar uma lei na Câmara Municipal. O projeto visava dar prioridade às crianças que não tivessem condições de pagar uma escola regular. E o projeto não era só para dança, era também para estudar Cidadania, Filosofia, Dança Contemporânea, Ballet, Arte em geral como pintura, escultura, artes marciais, etc, enfim, uma escola completa, e tudo com apenas duas horas diárias. O sucesso foi imenso, reconhecido em toda a cidade. Em todas as apresentações dos alunos (e eu não perdi nenhuma) eu choro de emoção. Tá certo que as vezes ficava encabulado sem saber o que me levava às lágrimas. Neste final de ano, depois de assistir a última apresentação e depois a formatura entendi do por quê do meu choro. É o meu subconsciente de um menino ferrado na vida que só conseguia as coisa com dor, sofrimento, muito trabalho e humilhação. Agora vejo crianças e adolescentes que poderiam ser eu, soltando o corpo num palco que antes só era usado pelos globais e os burguesinhos da cidade que têm condições de pagar até 100 reais para assistir um espetáculo qualquer. Esses adolescentes no palco já é motivo de emoção. Quando soltam o corpo, cantam, dançam, mostram vida, ninguém segura a emoção. Na formatura, foi demais. A Kelly começou a chorar no seu discurso e levou com ela toda a platéia, principalmente seus amiguinhos e amiguinhas que estão no último ano, vejam que foto emocionante, todos aplaudindo e chorando. A Gerente da Escola, Dra. Gilsamara Moura, se derramou em lágrimas, mal conseguiu ler o discurso (aliás, a Gilsa é pura emoção com relação a esses alunos e alunas). Com a mudança de governo municipal não se sabe o que vai acontecer com a Escola. Estou cético. Políticos são idiotas, malditos, ignorantes. Wilhelm Reich dizia que eles fedem, tem couraça, pele engordurada, uh, que nojo. Gostam do poder, não importa se para isso tenham que vender a mãe. Espero que aqueles que me visitam gostem. Com um clique sobre as fotos ela se ampliará e ficará bem melhor.

2 comentários:

Tania Capel disse...

ai, ai.... eu estou com MEDO!
enfim, vamos ver no que dá e brigar se num dé!! beijos

Cassiano disse...

Com certeza temos que brigar pra continuar aquilo que foi erguido nos últimos 8 anos. Espero que todos arregassem as mangas e trabalhem caso necessário, esperemos pra ver o que acontece!
Rubão, parabéns pelo blog!!